terça-feira, 21 de maio de 2013

Resenha: Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida




Nome: Memória de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Ateliê Editorial
Ano: 2011
Páginas: 448
Sinopse:
"Neste dinâmico romance de costumes, Manuel Antônio de Almeida registra com humor as atitudes e tradições da sociedade carioca em meados do século XIX. O atrapalhado protagonista Leonardinho figura, ao lado de Macunaíma, na galeria dos mais representativos anti-heróis de nossa literatura. O professor Mamede Jarouche, da Universidade de São Paulo, assina as notas explicativas e oferece um estudo polêmico, com documentação inédita sobre o autor e a obra. As ilustrações são de Marcelo Cipis."

 
Resenha: 
Oi pessoal, tudo bem?
Sempre que se fala em clássicos da literatura brasileira muitos torcem o nariz.  "É chato." "Pra quê literatura brasileira se existem as estrangeiras?" É comum ouvir comentários do tipo. Mas quem disse que é verdade?

Esse livro narra a história de Leonardo, um típico malandro com seu "jeitinho brasileiro de ser". O autor escreve o livro como se fôssemos seus velhos amigos, com uma desenvoltura e intimidade indescritíveis. Leonardo era filho de Leonardo Pataca e Maria Da Hortaliça, o casal se conheceu em navio quando vinham de Portugal para o Brasil.  Quando ainda era criança seus pais tiveram uma briga e com essa briga viu sua mãe saindo de casa, abandonando tudo e fugindo com outro homem para Portugal. Então seu pai também o abandona. Leonardo vai morar com seu padrinho, que trabalhava de barbeiro e adorava Leonardo.
Todas esses acontecimentos na vida dele fez com que ele se tornasse um menino muito arteiro, que estava sempre fazendo estripulias.

O livro vale muito a leitura e, digo com certeza, foi um dos melhores livros que já tive que ler para a escola! 

"Quando temos apenas 18 a 20 anos sobre os ombros, o que é um peso ainda muito leve, desprezamos o passado, rimo-nos do presente, entregamo-nos descuidados a essa confiança cega no dia de amanhã, que é o melhor apanágio da mocidade." 

E vocês, já leram? O que acharam? Beijos :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário